domingo, 29 de maio de 2011

ORIGEM DA FAMÍLIA DA MINHA MÃE - MINHA AVÓ OLINDA LUGÃO (LUGON)

História da Família



Os primórdios da nossa FamíliaDatam do período de março de 1209 e março de 1210 as primeiras peças de informação sobre a origem da Família Lugon-Moulin, que se desenvolveu na região do Vale do Trient, no Cantão do Valais, Suiça, em grande parte nas cidades sublinhadas no mapa abaixo.
A origem do sobrenome Lugon nos remete a Jean de Salvan, nascido em aproximadamente 1170-1180, em Salvan. Ele era irmão de Pierre de Salvan e tinha dois filhos, Philippe e Pierre-o Jovem. Esta Família foi a mais importante do Vale do Trient por quase dois séculos, e tinha a posse dos moinhos de água de Salvan.
Philippe de Salvan teve vários filhos, entre eles Martin de Salvan. Este, estando em conflito com seu tio Pierre-o Jovem, muda-se para Finhaut com seus 7 filhos em cerca de 1250-1260, e inicia a primeira comunidade morando naquela nova vila. Com isso, passou a ser conhecido como Martin de Finhaut. Um de seus filhos, Hugues de Finhaut, tornou-se, como alguns de seus irmãos, um dos homens mais proeminentes daquele Vale, no início do século XIV.
A gênese do sobrenome
Em 1332, um de seus filhos, Jean ly Hugo passou a levar o novo sobrenome: Hugon. Seguindo o caminho do pai, ele e seu filho Guillaume continuaram a estar desempenhando importantes responsabilidades no Vale durante o século XIV. Já perto do fim do século XV, um de seus descendentes, Pierre Hugon, construiu pela primeira vez um moinho em la Cotze de Finhaut. No início do século XVI, ele é conhecido como Pierre Hugon du Moulin (do Moinho).
Alguns de seus descendentes, mudando-se de la Cotze de Finhaut, permaneceram com o sobrenome Hugon. Alguns outros adicionaram o artigo le antes do nome, criando o sobrenome Lugon. Os descendentes de Pierre que continuaram em la Cotze de Finhaut foram se tornando gradualmente Lugon-Moulin, através da adição do le (le Hugon du Moulin) da mesma forma que os Lugon.
Na figura ao lado, a semelhança dos Brasões:

Já na atualidade, e exclusivamente no Brasil, alguns registros de descendentes dos imigrantes Lugon-Moulin suprimiram o "Lugon" do nome, deixando apenas "Moulin". Outro ponto a ressaltar também é que Geneviéve, quando solteira, era Lugon e, ao casar-se com um Lugon-Moulin, ela passou a carregar este sobrenome, bem como seus filhos. Dessa forma, seus descendentes brasileiros tem perfeitamente ascendência tanto Lugon como Lugon-Moulin.
A Família na SuiçaDesde o século XIII, a Família teve participação ativa na política de Trient, Salvan e Finhaut (cidades do Cantão de Valais). Mais contemporaneamente, a família Lugon-Moulin participa com vários representantes que presidem a Comuna(prefeitura) de Finhaut.
----
Acima temos duas imagens de Finhaut, no Valais. À esquerda, vista parcial da cidade no verão ; À direita, vista da Estação de Trem, com parte da cidade ao fundo.
Passados mais de 160 anos sem qualquer intercâmbio entre a descendência suíça e a brasileira dos Lugon-Moulin, surge o interesse e os primeiros contatos com o Cantão do Valais, de onde emigraram os Lugon e os Lugon-Moulin. Descendentes do Brasil e da Suíça pesquisavam visando descobrir todos os detalhes da história de nossa Família.
Vale destacar que, despertado o interesse de ambos os lados, tanto no Brasil quanto na Suíça (mais precisamente em Finhaut, no Valais), iniciou-se um intercâmbio no sentido de fazer estudos e pesquisas genealógicas tentando resgatar e saber por onde estariam os descendentes daqueles que, em 1819, deixaram o vilarejo de Châtelard, no Cantão de Valais, com destino ao Brasil.
A busca em conhecer a História da Família no BrasilEm 1983, através do escritor e historiador Alexandre Carron e da jornalista Marie Jo-Moix, fica evidenciado o grande interesse do Cantão do Valais pelos seus descendentes em geral espalhados pela América do Sul. Carron inclusive já havia escrito um livro a respeito da imigração, mas se referia a todos os Cantões. Quem colocou prioridade aos Lugon-Moulin foi o primo Denis Lugon-Moulin, de Finhaut. Este, juntamente com sua esposa, vieram ao Brasil em 1986, numa comitiva oficial a convite da prefeitura de Guaçuí -ES, cujo prefeito na época era Luiz Ferraz Moulin. A comitiva trazia também outro primo e presidente da Comuna de Finhaut: Maxime Gay-des-Combes, que é descendente de Lugon-Moulin. Completando a comitiva estavam Alexandre Carron e Marie Jo-Moix.
Vindo em missão oficial foram recepcionados pela prefeito de Guaçuí, que é um estudioso da História da Família e já conhecia bastantes dados de nossos ancestrais na Suíça. O intercâmbio a partir dessa data estava selado e iniciavam-se as buscas de nossa história pelo Brasil. Para saber por onde trilharam seus caminhos, quem eram, quantos eram, o que fizeram, etc. Uma coisa todos constataram logo no início: os Lugon-Moulin do Brasil eram muito mais numerosos que os da Suíça.
Meses antes, como que guiados pela força de uma união familiar abençoada por Deus, começáramos no estado do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, no dia 12 de outubro de 1985,o 1° grande Encontro geral de todos os parentes de sobrenome Lugon, Lougon, Lugão, Moulin, Mulim (a grafia dos registros não importava), para se confraternizar, conhecer e rever parentes que há muitos anos não se encontravam e nem sabiam da existência uns dos outros. (Mais detalhes na matéria Encontrões Anuais).
A partir desses dois eventos : do dia 12/10/85 em Duque de Caxias e 29/6/86 em Guaçuí, o interesse para refazer e registrar a História da Família aumentou na mente de muitos parentes e a reconstituição genealógica se tornou possível com a colaboração preciosa de inúmeras pessoas que até então desconheciam suas origens e a grande descendência existente no Brasil, concentrada no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Colabore com a Associação de nossa Família: seja Membro Contribuinte. Entre em contato conosco !!


Volta à página principal
Vinda da Família Para o Brasil || Por onde passou a Família no Brasil || Encontros Anuais || Sobre a Associação Geneviéve Lugon-Moulin || E-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário